Uma das drogas mais usadas pelo público gay, o poppers pode resultar em problemas graves na visão, segundo um estudo do Guy's and St. Mary's Foundation Trust, de Londres.
Os pesquisadores relataram, segundo a agência Reuters, manchas amarelas profundas na mácula - área no centro da retina - de um homem de 30 anos que perdeu a visão.
"Ao longo dos últimos 18 meses mais ou menos eu vi quase 10 pacientes usuários de poppers com maculopatia, enquanto anos atrás eu não tinha sequer ouvido falar da doença, assim como muitos dos meus colegas", disse a médica Anna Gruener.
Segundo a reportagem, entre 2010 e 2011, oftalmologistas franceses começaram a relatar casos de perda da visão associados ao uso do poppers. Em 2012, surgiram os primeiros estudos a este respeito no Reino Unido.
A médica acredita que os problemas começaram após a mudança de um tipo de nitrato usado na droga. Até 2007 - antes de uma lei da União Europeia bani-lo - era usadoo isobutyl. Hoje, o mais comum é o isopropyl.
O poppers é uma substância líquida encontrada em vidros. O usuário inala o produto, que causa euforia, com aceleração dos batimentos cardíacos e o relaxamento dos músculos. Por conta desse último fator, ele costuma ser mais consumido por quem faz o papel passivo na relação anal e em práticas de fist fucking.
Dentre os efeitos colaterais mais conhecidos estão dor de cabeça, tontura e pequenas queimaduras, neste caso, se entrar em contato com a pele. Sua venda no Brasil é proibida.