Elevar o nível do Brasil no que diz respeito às informações sobre roteiros LGBT para quem vive nas principais cidades brasileiras e/ou visitam-nas. A Guiya Editora nasceu, oficialmente, no início de 2013 com essa missão.
Trabalhamos dia a dia com o objetivo de promover o fortalecimento do turismo LGBT, a visibilidade de estabelecimentos e eventos dedicados a esse segmento e a geração de informações confiáveis e atualizadas a respeito da cena arco-íris de importantes localidades.
O Guia LGBT Brasília, de novembro de 2012, foi a semente desta que é a primeira editora do país dedicada a roteiros para o segmento arco-íris. Em 2013, levamos nossos guias impressos a São Paulo, BH, Recife, Floripa e Salvador. Os três últimos com roteiro bilíngues.
Em 2015, o Rio foi incluso na rede, com o Rio Guia Gay. Chegamos, então, à impressionante marca de 32 mil livretos por temporada.
Conheça os guias gays impressos aqui.
Com forma de coroar a expansão e o provimento de um serviço inédito em muitas dessas cidades, lançamos a primeira rede on-line de guias gays, com os sites. A versão on-line surgiu com proposta nunca vista no país.
Dentre as quais destacamos a agenda diária de eventos (ativismo, cultura, festas, hot e outros) e inclusão das cidades em uma rede nacional de turismo gay. Até o momento, São Paulo, Salvador, Floripa, Brasília e BH contam com as versões on-line.
O crescimento e fortalecimento de nosso ideal teve outro grande momento em dezembro de 2014, quando, por meio de parceria com a ONG Palco, do DF, e com patrocínio da Embratur, realizamos o projeto Trae Tus Colores, de promoção de Brasília, BH e Rio como destinos turísticos gays na Espanha. Trata-se de outro marco no turismo arco-íris do qual fomos protagonistas.
A resposta sobre a quem atendemos e o quão forte é o mercado turístico voltado a gays não deveria, mas ainda surpreende governos, empresários, gays e a sociedade de forma geral!
- Homossexuais e bissexuais são, em média, 10,4% dos homens acima de 17 anos de idade de 10 importantes capitais no Brasil (Fonte: Pesquisa Mosaico, USP, 2008);
- Homossexuais são mais ricos do que héteros no Brasil (Fonte: IBGE, Censo 2010);
- Turistas homossexuais gastaram 124% a mais do que o turista médio no carnaval de 2014 (Fonte: RioTur).
- Quatro dias ligados à Parada do Orgulho LGBT de São Paulo levaram 525% mais turistas à cidade do que os quatro primeiros dias da Copa do Mundo de 2014 (Fonte: SPTuris).
- Homossexuais representaram de 10% a 12% dos turistas estrangeiros que visitaram o Brasil em 2011 e tiveram gasto médio de 30% maior do que o turista médio (Fonte: Ministério do Turismo);
- Homossexuais são 10% dos turistas no mundo e movimentam 15% do dinheiro do setor (Fonte: Organização Mundial de Turismo – OMT);
Em nossa caminhada, a inovação é busca constante. E temos muito orgulho de várias realizações nesse sentido. São exemplos:
* 50 LGBT Mais Influentes do Brasil
Única no Brasil, lista anual reconhece personalidades de diversas áreas, tais como política, jornalismo, ativismo, artes e negócios, que possuem a capacidade de mobilizar pessoas, fazer ecoar seus pensamentos e impactar a realidade.
* Melhores
Como únicos meios de comunicação do Brasil que listam locais LGBT, a cada ano, por meio do voto do público, condecoramos estabelecimentos e obras de arte arco-íris que se destacam. Dentre as categorias estão melhor sauna, balada, peça de teatro, loja e novidade.
* Grande 5
Que LGBT agitaram cada semana? Dentre polêmicas, ações políticas, trabalhos artísticos e ações em direitos humanos, por exemplo, mostramos quais pessoas da comunidade em todo País que mais tiveram repercussão.
* Top 30 Gay Brasil
Provemos ao País algo que não existe em nenhum outro lugar do mundo: um ranking semanal das músicas que mais tocam nas baladas do circuito LGBT. Para tal, ouvimos importantes DJs de vários lugares do Brasil.
* LGBT + Som
Qual o melhor álbum? A música mais incrível? O artista musical de maior destaque? A resposta a essas e outras perguntas vêm a cada ano por meio da votação que fazemos com nosso público leitor. Como resultado, um grande panorama do que aconteceu de muito importante na cena musical LGBT do ano.
Oferecer informação de qualidade, reconhecer personalidades e talentos, fortalecer locais e pessoas da cena LGBT, promover o turismo arco-íris. Esses são nossos grandes guias e mais incrível destino! E queremos você conosco!
Marcio Claesen (editor) e Welton Trindade (supervisor comercial).
[email protected]
(11) 95278-3965