Dezessete de março de 2020. Frente à recém-chegada pandemia do novo coronavírus, um dos bares com pista de dança mais tradicionais de BH e com 20 anos de funcionamento interrompia as atividades.
O Estação 2000, em endereço novo, falava de retorno com um desejo: "Esperamos que seja breve". Entretanto, a quarentena de mais de ano foi mortal. Neste mês, a casa fechou definitivamente.
O antigo proprietário, Carlucio Soares, falou ao Guia Gay BH sobre o quanto lutou para que o fim não viesse.
"Eu tinha acabado de investir R$ 1 milhão na mudança do Terminal JK para a Rua Araguari, no Barro Preto. Em poucos meses, tivemos de fechar. Peguei empréstimo, tentei de tudo, mas não deu. O Estação é mais uma das várias casas que a pandemia matou."
Entretanto, há boa notícia. O local foi comprado e agora Carlúcio é o gerente da nova casa que funciona no mesmo endereço: Athenas Dancing Club.
A proposta é similar: espaço para música ao vivo, DJs, bebidas e comidas. A pista de dança, entretanto, por restrição governamental, não pode nem receber esse nome. Está com mesas.
"Ainda não está fácil. Funcionamos como restaurante na hora do almoço. Estamos com pouca gente. Tenho de vir ainda de madrugada. Fecho às 15h. E aí, de quinta a domingo, tenho de voltar às 17h para abrir a casa", relata Carlucio.
A abertura ocorreu em 5 de agosto. Dentre os talentos da cena arco-íris que já passaram pelo Athenas estão as cantoras Nega Jackie e Paula Sete e as drag queens Nayla Brizard, Penélope Fontana e Gaby Camburão.
O novo vigor é experimentado com desejo para que os agitos não cessem.
"Precisamos muito de que não haja restrição de horário. Abrir às 17h e fechar às 23h não gera dinheiro para pagar os custos. Que a prefeitura mude isso logo", deseja Carlucio, que continua ser a cara de uma das baladas mais cheias de amizade de BH.
Saiba os eventos do Athenas Dancing Club em nossa Agenda.
Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.