Ex-produtor da TV Record, Elian Matte está processando a emissora e pede R$ 3 milhões de indenização.
Elian foi demitido do canal em abril deste ano, cinco meses após formalizar denúncia contra Márcio Santos, então diretor de Recursos Humanos da Record, por assédio.
Segundo Gabriel Vaquer, do F5, a ação foi movida em junho, mas só se tornou pública agora.
Além da indenização, seus advogados pedem que Elian seja reintegrado ao grupo de funcionários da emissora.
De acordo com Fábia Oliveira, do Metrópoles, o jornalista tentou tirar a própria vida duas vezes este ano.
Em setembro, a família abriu vaquinha virtual para arrecadar fundos e conseguir interná-lo numa clínica psiquiátrica particular, já que ele perdeu plano de saúde quando foi demitido.
No mesmo mês, Márcio Santos aceitou acordo de transação penal no inquérito movido contra ele por Elian.
Nesse tipo de acordo, firmado entre réu e Ministério Público, o acusado aceita cumprir pena antecipada de multa ou restrição de direitos e o processo é arquivado.
Segundo a jornalista, que teve acesso ao documento, o MP propôs pagamento de cinco salários mínimos (cerca de R$ 7.600) revertidos ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, que deveria ser quitado em 30 dias.
Este mês, em suas redes sociais, Elian lamentou ter denunciado o então diretor da Record, já que não teria tido apoio da emissora, da Justiça nem de colegas.
“Hoje completa 1 ano da pior decisão que poderia ter tomado na vida. Denunciar a alta cúpula de uma emissora pelos piores tipos de assédios e ameaças. Um processo desgastante, desafiador, onde o tempo todo a tentativa é de criminalizar a vítima", lamentou.
“Quem apoiou desistiu, com medo de perder seus empregos e seus altos salários. 1 ano depois e nada mudou. Os danos não foram reparados. Não houve proteção nem da empresa, nem da justiça do trabalho. 1 ano depois eu só aprendi uma coisa: a corda sempre arrebenta para o lado mais fraco, os poderosos se protegem."
"Troque de emprego, adoeça, tome muito remédio, mas jamais denuncie um crime de assédio em um ambiente corporativo. Nada vai acontecer. Nada vai mudar", finalizou.
Na denúncia formalizada à polícia em novembro de 2023, Elian relatou que Santos o vigiava pelo sistema interno de câmeras do canal e que recebia mensagens de teor sexual.
Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.