Após seis meses preso, gay será deportado do Catar

Autoridades locais deixaram o britânico-mexicano sem medicamento para HIV

Publicado em 15/08/2024
Manuel Guerrero Aviña: gay preso no Catar será finalmente deportado
Aviña estava há sete anos vivendo em Doha até ser preso em fevereiro

Após mais de seis meses preso por causa de sua homossexualidade, Manuel Guerrero Aviña será deportado do Catar.

Curta o Guia Gay no Instagram

Aviña, de 44 anos e que tem dupla nacionalidade (britânica e mexicana), foi detido em 4 de fevereiro depois da polícia local armar uma emboscada no Grindr.

Os oficiais o atraíram com um perfil falso para um encontro e no local o prenderam.

No final daquele mês, foi destaque na imprensa internacional que Aviña, que é soropositivo para HIV, estava sem acesso aos medicamentos antirretrovirais.

Segundo o site Máxima, a família do homem relatou que durante quase dois meses ele foi submetido a interrogatórios noturnos e pressões para que falasse sobre outras pessoas da comunidade LGBT que ele conhece (para que estas também fossem presas).

Aviña não teve acesso a advogados ou tradutor por 38 dias e mesmo após um defensor ser nomeado, este não pôde ver arquivos do caso nos dois meses seguintes.

Após cumprir pena de seis meses de detenção e de pagar fiança de 10 mil riais catarianos (cerca de R$ 15 mil), Aviña finalmente será deportado.

"Apesar das evidências claras de violações do devido processo e abusos dos direitos humanos, as autoridades do Catar não me fizeram justiça. Continuo a declarar minha inocência e a sustentar que fui acusado e condenado injustamente", afirmou.

Ele morava em Doha há sete anos desde que foi para lá trabalhar em uma companhia aérea.

A homossexualidade é ilegal no Catar, país de maioria muçulmana. A pena pode chegar a sete anos de prisão, além de pagamento de multa, tortura física e deportação para estrangeiros.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.