Um casal gay foi interpelado por um segurança no centro do Recife e expulso do local por trocar beijos.
O estudante da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Caio Gomes, de 25 anos, estava com o namorado - que preferiu não ser identificado - se beijando no Parque Treze de Maio, na terça-feira 4, quando um vigilante os abordou e mandou eles pararem.
No vídeo, que viralizou nas redes durante a semana, é possível ouvir a voz de um dos rapazes dizendo: "O problema não é meu nem dele, se o senhor tem preconceito incubado".
O guarda responde: "Não sou contra vocês nem contra sapatão. Recebi uma intimação".
Um dos rapazes questiona sobre a suposta intimação e pergunta qual seria a atitude do vigilante se fosse um casal hétero se beijando.
O homem diz para eles irem embora, caso contrário, "vão ficar pressos esperando o carro da polícia chegar".
"Vou arrodear por aí. Quando voltar, não quero ver o dois se beijando", ameaça o guarda.
À Folha de Pernambuco, Caio afirmou: "Ele falou que teve uma pessoa que chamou ele e fez uma denúncia. Perguntamos se fosse um casal hétero que estivesse ali, se beijando, se ele agiria da mesma forma, e ele respondeu que não, que se fosse um homem e uma mulher era normal, mas dois homens não poderia."
O estudante acrescentou que um suposto policial apareceu, em seguida, e disse que eles "estavam errados". "Por conta do tom agressivo do guarda e porque meu namorado tinha que trabalhar, acabamos saindo do parque", explicou Caio.
Os dois fizeram boletim de ocorrência pela internet denunciando o servidor público por crime de homofobia.
Em nota, a prefeitura disse que repudia qualquer forma de discriminação baseada na orientação sexual e que a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), onde o funcionário é lotado, abriu processo administrativo para apurar o caso e “tomar as medidas cabíveis” e o afastou de suas funções.
Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits 2023 no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.