O maquiador e drag queen Wanderlan Lucas Barbarossa, conhecido pelo nome artístico de Makra Beetch, foi espancado ao sair de uma festa, na madrugada da quarta-feira 12, no centro de São José dos Campos (a 98 km de São Paulo).
Wanderlan, de 31 anos, que é homossexual, estava acompanhado de um amigo. Ele foi agredido por três pessoas e teve o celular roubado. O caso foi registrado na sexta-feira 14 como roubo no 5º DP da cidade.
O artista diz ter sido alvo de homofobia. Ele relata que assim que deixaram o local da festa, ele e o amigo foram insultados pelo trio, antes que iniciassem as agressões.
“Os indivíduos chegaram gritando, eles nos chamaram de veado", contou ao G1. "Quando olhei para trás, um deles me agrediu na cabeça. O meu amigo conseguiu ir buscar ajuda, enquanto os dois me batiam."
“Assim que desmaiei, eles aproveitaram para levar meu celular", prosseguiu. "É nítido que esse crime foi de homofobia, eles já chegaram me batendo e só descansaram depois de me machucar muito."
A maior parte dos golpes foi no rosto. Wanderlan teve quatro fraturas faciais, perdeu vários dentes, quebrou o maxilar e chegou a ficar desmaiado por algum tempo. Foi o amigo quem acionou o resgate.
Ele chegou a ser internado no Hospital Municipal de São José dos Campos e assim que o rosto desinchar deve operar o maxilar, cirurgia prevista para os próximos dias.
"É muito triste ver isso acontecer, porque hoje foi comigo, mas amanhã pode ser com qualquer um. É importante que não ocorra mais isso com os cidadãos, sejam eles LGBT’s ou não. Agora estou aqui ainda com o rosto machucado, precisando de cirurgia e não sei o que fazer. Espero que isso nunca mais aconteça com qualquer pessoa que seja”, disse.
Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.