No dia em que completaria 71 anos, Jorge Lafond recebeu homenagem do Google.
O ator é o destaque no Brasil, nesta quarta-feira 29, no doodle, desenho que o buscador de páginas troca todos os dias para celebrar pessoas ou acontecimentos marcantes.
Nascido em Nilópolis (RJ), Lafond formou-se em teatro e em educação física e se destacou nos humorísticos Viva o Gordo (1981) e Os Trapalhões (1990/1991) e na novela Sassaricando (1987), todos da TV Globo.
Mas a fama nacional veio mesmo com a personagem Vera Verão, que ele interpretou por 10 anos (entre 1992 e 2002) em A Praça É Nossa, do SBT.
Gay assumido, teve grande destaque no carnaval e participou de inúmeros desfiles de escolas de samba de São Paulo e do Rio de Janeiro - é lembrado, principalmente, por suas performances na Beija-Flor e na Imperatriz Leopoldinense, na Avenida Marquês de Sapucaí.
Lafond morreu de infarto, aos 50 anos, em janeiro de 2003, após duas semanas internado em São Paulo com problemas cardíacos e renais.
Em novembro do ano anterior, ele teria sido convidado a se retirar do palco do Domingo Legal, comandado por Gugu Liberato, no SBT, supostamente a pedido do Padre Marcelo Rossi. A situação o teria abalado muito e teria sido estopim para uma internação uma semana depois. O religioso nega o episódio.
Em seus últimos anos de vida, o ator teve sérias e públicas desavenças com o ativista e antropólogo Luiz Mott, decano do movimento LGBT no Brasil e fundador do Grupo Gay da Bahia. Lafond era contrário à luta pelo direito ao casamento homossexual, ao carinho em público entre gays e às paradas LGBT.
Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.