O Vaticano autorizou, na segunda-feira 18, que padres da Igreja Católica abençoem relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo.
O documento chamado "Fiducia supplicans" não altera, entretanto, a "doutrina tradicional da Igreja sobre o casamento".
Segundo o prefeito do gabinete do Vaticano, Víctor Manuel Fernández, a nova norma "implica um verdadeiro desenvolvimento do que foi dito até agora sobre as bênçãos, chegando a compreender a possibilidade de abençoar casais em situação irregular e casais do mesmo sexo sem validar oficialmente o seu estatuto ou alterar de alguma forma o ensinamento perene da Igreja sobre o casamento".
Padres católicos romanos podem, portanto, administrar bênçãos a casais do mesmo sexo, se quiserem. O religioos também poderão se recusar a fazer o ritual, mas estão proibidos de impedir "a entrada (em igrejas) de pessoas em qualquer situação em que possam procurar a ajuda de Deus por meio de uma simples bênção."
Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.