Ciro Gomes criticou a pré-candidata à Prefeitura de BH Duda Salabert (PDT).
"Não tem preparo para ser prefeita de Belo Horizonte, nenhum preparo. É uma ególatra”, afirmou Ciro em entrevista ao podcast RivoNews, no último dia 30.
Minutos antes, o ex-senador disse que seu critério é "acreditar na pessoa” e que “ela seja capaz de fazer uma boa administração pelo povo”. Ele ressaltou que, mesmo sendo um integrante do PDT, é livre para se manifestar.
Ciro é vice-presidente nacional da legend e foi um dos principais articuladores para a entrada de Duda no partido depois de ela ter deixado o Psol.
Ciro tem mágoa de Duda por ela não ter defendido voto nele nas eleições presidenciais de 2022. Ela fez campanha para Lula (PT).
Em nota, o PDT de Belo Horizonte afirma que "ficou evidenciada a tentativa de atingir a imagem de mulher pública", citando que Duda, se eleita, seria a primeira mulher a ocupar o posto de prefeita da capital mineira.
"Suas críticas ignoram a vasta experiência de Duda como professora, militante pelos direitos LGBTQIA+, defensora incansável da educação pública e do meio ambiente, a 1ª vereadora travesti a ocupar um cargo na Câmara Municipal de Belo Horizonte e a mais votada de toda a história da cidade”, acrescenta o documento.
A nota, assinada pelo presidente municipal da legenda, Bruno Martuchele, ressalta os mais de 200 mil votos em Duda em sua eleição para a Câmara dos Deputados e diz que ela cumpriu com "brilhantismo" a função como vereadora em BH.