Neste domingo 19, Copacabana, na Zona Sul, receberá a 22ª Parada do Orgulho LGBTI do Rio com o tema "Resistindo à LGBTIfobia, fundamentalismo, todas as formas de opressão e em defesa do Rio".
Curta o Guia Gay BH no Facebook
A marcha, que por problemas financeiros quase foi cancelada (a data inicial, 15 de outubro, teve de ser adiada), celebra a diversidade na cidade mais famosa do País e também a pressão que sofre de um prefeito que é pastor evangélico - Marcelo Crivella (PRB) - e "atua para enfraquecer os direitos conquistados", dizem os organizadores.
Ao todo, serão seis trios elétricos que percorrerão a Avenida Atlântica. Confira a ordem e as atrações de cada um:
Trio 1 Oficial - Abre-alas
Jane Di Castro, Leila Maria, DJ Paulo Pringles, DJ Rafael Pyro
Trio 2 Oficial - Lésbicas e Mulheres Bissexuais
Elza Ribeiro, Nise Palhares, Aline Ramos, Juliana Farina, DJ Nanda Machao, DJ Ana Bauzer
Trio 3 - Travestis, Mulheres Transexuais, Homens Trans e Interesexos
Sara & Nina, Lorna Washington, DJ Leo Gattuso, DJ Johnny K
Trio 4 - Grupo Arco-íris e Movimentos Sociais
Bloco Exagerados, Lorena Simpson, DJ Dri Toscano, DJ Rodrigo Octavio, DJ Luis Totti
Trio 5 Uber
Daniela Mercury e outras atrações
Trio 6 - Encerramento
Desirrée, Joyce Carneiro, Cariúcha, GRESEP Mangueira, DJ Marcão Rezende
A parada contará ainda com shows de Pabllo Vittar, Preta Gil, Valeska, IZA e Lexa - todas elas abriram mão de seu cachê para se apresentarem no evento.
"O grande desafio deste ano é colocar na rua o que é o tema da Parada: a resistência", afirma Marcelle Esteves, vice-presidente do Grupo Arco-Íris, que organiza a marcha. "Num momento em que direitos são retirados, em que o fundamentalismo e conservadorismo avançam, colocar o terceiro maior evento da cidade na rua com esse mote e, ao mesmo tempo envolver artistas, a comunidade e vários movimentos sociais tem nos feito perceber o quão importante é todas as pessoas estarem unidas em um único propósito."
Os trios começam a andar só no começo da tarde, mas desde 9h da manhã haverá o "Ação, Orgulho e Cidadania", com distribuição folhetos sobre sexo seguro, 400 mil preservativos e testes de HIV, sífilis e hepatite B.
"O objetivo é criar uma maior aproximação com a sociedade e a comunidade LGBT, promovendo serviços essenciais e informações úteis sobre direitos e saúde", explica Julio Moreira, diretor sociocultural do Grupo Arco-Íris.
A parada também contará com três postos médicos, 10 ambulâncias, Conselho Tutelar, 300 seguranças particulares, 350 policiais militares e 200 banheiros químicos. O Grupo Pela Vidda estará no Posto 2 realizando testagem rápida para o vírus HIV.
A edição 2017 conta com os seguintes apoiadores: Articulação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos – ABGLT; Rede GayLatino; Aliança Nacional LGBTI+; Associação Internacional de Turismo LGBT - ILGTA; Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro – ABIH; Rio Convention & Visitors Bureau; JW Marriot Rio; Rede Windsor; Sindsprev; Vintepoucos Filmes – Agência Audiovisual; 1STi – Tecnologia e Valor Compartilhado; PrecisaSer – Instituto de Tecnologias Digitais e Sociais e Rádio Mix. Além de incentivo do Ministério da Cultura e agradecimentos a Ilê Oju Omi Arô; GRESEP Mangueira; Bloco Exagerados; boate Buraco da Lacraia; Viaje com Orgulho - Agência de Turismo LGBT e Festa Kiki. O evento é uma coprodução da Four-X.