Ex-prefeito de South Bend, no Estado norte-americano de Indiana, e gay assumido, Pete Buttigieg é a primeira pessoa da comunidade LGBT a ser ministro nos Estados Unidos.
Curta o Guia Gay BH no Facebook
O presidente eleito do país, Joe Biden, o nomeou para assumir o Ministério dos Transportes, na terça-feira 15.
Para quem não se lembra, Buttigieg chegou a ser pré-candidato à presidência do país pelo Partido Democrata. O primeiro gay assumido a entrar na disputa.
Em março, ele desistiu da candidatura e passou a apoiar Biden.
"Acho que nunca fiz isso antes, mas ele me lembra meu filho Beau", disse Biden, à época, sobre Buttigieg. "Sei que isso pode não significar muito para a maioria das pessoas, mas para mim é o maior elogio que posso fazer a qualquer homem ou mulher... Como Beau, ele tem uma espinha dorsal como uma vareta."
Beau Biden era um veterano militar, como Buttigieg, e procurador-geral do Estado de Delaware. Ele morreu de câncer aos 46 anos em 2015.
"Estou nomeando ele para o Ministério dos Transportes porque ele é preparado para agir nos desafios da intersecção entre empregos, infraestrutura, equidade e clima", justificou Biden.
Antes de Buttigieg, Richard Grenell, também gay, foi brevemente diretor de inteligência nacional no governo Donald Trump, mas apenas como interino e sem precisar de confirmação do Senado.
Buttigieg comandará órgão que tem 55 mil empregados e orçamento de US$ 70 bilhões.