Eles são famosos, ídolos nos esportes, cinema, TV, música, são adorados por legião de fãs... E, em 2016, passaram para o lado arco-íris da força! Agora temos eles e elas como referência em como se pode ter uma vida completa sem medo algum de sermos que somos.
Curta o Guia Gay BH no Facebook
Veja lista de quem ganhou um lugar todo especial no Vale LGBT este ano!
1. Amandla Stenberg
Famosa por participar de Jogos Vorazes (2012), a atriz se declarou bissexual em vídeo ao comentar uma entrevista que deu à Teen Vogue sobre a representação na mídia da mulher negra. "Como alguém que se identifica como uma mulher negra bissexual, eu já passei por isso, isso machuca, é difícil, é desconfortável", disse.
2. Bella Thorne
Em agosto, a atriz da série Big Love respondeu com um "sim" ao ser questionada por um seguidor se é bissexual. Horas depois retuitou uma imagem dela beijando uma amiga e agradeceu apoio dos fãs: "Obrigada a todos os tuítes acolhedores. Amo vocês".
3. Charlie Carver
O astro de Teen Wolf declarou, em janeiro, que se reconheceu como homossexual aos 12 anos, mas só anos depois contou à família e que teve total apoio. "Cresci em uma família em que minha orientação foi celebrada e segura", escreveu em sua conta no Instagram.
4. Colton Haynes
Outro integrante do elenco de Teen Wolf, Haynes disse, em maio, que não estava pronto para comentar sobre sua sexualidade quando quatro meses antes um fã especulou sua sobre orientação sexual - na época, revelando ensaios em que o ator beijava outro homem. "Acho que todo mundo tem de tomar decisões quando estiver pronto, e eu não estava. Mas eu sinto que estava deixando as pessoas me rebaixarem por não ter me pronunciado sobre o resto da história, disse à revista Entertainment Weekly.
5. Fernanda Gentil
O "outing" brasileiro mais comentado do ano veio da corajosa apresentadora do Esporte Espetacular da TV Globo. A loira, que separou-se em abril após um relacionamento de 15 anos com o empresário Matheus Braga, publicou uma foto ao lado da namorada, a jornalista Priscila Montandon, afirmando: "Estou só exercendo o direito de ser muito, muito feliz."
6. George Shelley
Um dos vocalistas da boy band britânica Union J, o gatinho publicou um vídeo no YouTube, no início do ano, dizendo que queria começar 2016 com uma lousa limpa. "Eu tive namoradas que eu amei. Mas também tive namorados. Eu quero que saibam que se eu escolho ficar com uma garota ou com um cara é porque os amo", revelou o cantor.
7. Isadora Cerullo
Talvez o "outing" mais bonito do ano tenha sido o da jogadora brasileira de rúgbi. Izzy (à esq. na foto), como é conhecida, foi pedida em casamento pela namorada, Marjorie Enya, após a cerimônia de entrega de medalhas que rendeu o ouro à Austrália. No meio do campo, o casal trocou alianças improvisadas e beijos.
8. Javier Raya
O patinador espanhol (à esq. na foto) assumiu-se assim, com um beijo no amado, a sua homossexualidade. "Muitos de vocês sabem. Outros imaginavam por fotos e outros se surpreenderão não só por eu ter um par, mas porque é um menino, mas eu tenho que dizer que agora me sinto a pessoa mais sortuda do mundo", escreveu em sua página no Instagram.
9. Lauren Jauregui
Uma das cinco vocalistas do grupo Fifth Harmony, a cantora divulgou sua orientação sexual uma semana após uma foto sua de um beijo lésbico cair na rede e com depoimento direcionado aos eleitores de Donald Trump, presidente eleito dos Estaods Unidos, que fez campanha com declarações misóginas e racistas e com apoiadores homofóbicos. "Eu sou uma cubano-americana bissexual e tenho muito orgulho disso", escreveu Lauren em carta aberta divulgada pela Billboard.
10. Lilly Wachowski
Codiretora da trilogia Matrix e da série Sense8, da Netlix, Lilly assumiu sua identidade feminina e contou que tabloides sensacionalistas a ameçavam com manchetes que revelariam sua transição de gênero. "Eu sou assumida para os meus amigos e familiares e sabia que em algum momento teria de me assumir publicamente. Você sabe, quando você está vivendo como uma pessoa transgênero é difícil esconder", disse a um jornal norte-americano. A irmã de Lilly, Lana, que dirige e escreve os filmes e séries com ela, também é transexual.
11. Lorde Ivar Mountbatten
Primeiro membro da família real britânica, o lorde, que é pai de três filhas, contou que passou a vida lutando contra sua orientação sexual e que ainda não é fácil para ele. Ao jornal The Telegragh, ele apresentou seu namorado, James Coyle. "Eu estou mais feliz agora, embora eu ainda não esteja 100% confortável em ser gay", disse.
12. Mara Wilson
Conhecida por ter protagonizado o filme Matilda aos 11 anos, a atriz, hoje com 29, declarou-se bissexual em conversa com os fãs no Twitter após o massacre à boate Pulse, em Orlando. Ao postar uma foto antiga sua, Mara escreveu: "Em um clube gay quando tinha 18 anos. Sintom-me envergonhada ao olhar para esta foto agora. Estava sendo heterossexual em um lugar onde claramente eu não pertencia". A atriz disse que abraçou o rótulo bi/gay recentemente.
13. Mulher Maravilha
A icônica heroína dos quadrinhos foi tirada do armário como bissexual pelo roteirista Greg Rucka, que escreve a nova versão da HQ da personagem. Ele contou que como no universo das amazonas onde a personagem vivia só existiam mulheres, não havia o conceito de "lésbicas" já que elas não tinham um visão heteronormativada da sociedade.
14. Rayvon Owen
Finalista da 14ª temporada do reality musical American Idol, o gato saiu do armário no vídeo da canção Can't Fight It, no qual beija um rapaz. "Eu sabia que não podia ser desonesto", disse à Billboard. "Não que eu tivesse mentido para as pessoas no passado, mas eu omiti a verdade. Eu senti como se eu estivesse fazendo um desserviço", disse o cantor a respeito da ideia original do clipe que seria ele terminar beijando uma garota.
15. Rafaela Silva
Primeira atleta a ganhar uma medalha de ouro na Olimpíada do Rio, a judoca contou, ao site do Globo Esporte, sobre o relacionamento de três ano que mantém com Thamara Cezar e falou da importância da amada em sua conquista. "Ela estava ali no dia a dia e sabia o que eu passava, quando eu estava cansada, quando eu não estava. Tudo o que eu precisava ela estava ali à disposição para fazer, então, ela é muito importante nessa conquista."
16. Sara Ramirez
Famosa pela série Grey's Anatomy, a atriz, que é casada com um homem, declarou sua bissexualidade em evento em prol de moradores de rua LGBT, na Califórnia. "Por causa das interesecções que existem na minha própria vida: mulher, mulher multirracial, mulher negra, queer, bissexual, americana mexicana-irlandesa, imigrante (...) eu investi profundamente em projetos que permitem que as vozes dos jovens sejam ouvidas."
17. Waylon Smithers
Todos os espectadores de Os Simpsons estavam fartos de perceber, mas a revelação veio mesmo só este ano. No episódio " A Gaiola Burns", Smithers perde as esperanças de ter seu amado - Sr. Burns - em seus braços e ganha ajuda de Homer, que sai à caça de um namorado para o personagem.