Ela é paraense, negra, lésbica, estuda Direito, vem de família pobre e tem longa trajetória política. Essas são as marcas que a ativista LGBT Janaina Lima leva à equipe de transição do governo federal.
Janaina integra o grupo temático de direitos humanos e tem como papel principal conhecer o que o governo Jair Bolsonaro (PL) fez na questão LGBT e propor ações no futuro governo de Lula (PT).
Atualmente secretária nacional LGBT do Partido dos Trabalhadores (PT), ela tem 40 anos de idade e se interessou por questões sociais ainda na adolescência, quando vivia em São Luís, no Maranhão.
Aos 19 anos, Janaina se assumiu homossexual e enfrentou a resistência da família. Ela teve de sair da casa dos pais por conta do preconceito sofrido e foi morar com a companheira, com quem está há quase 20 anos.
Em 2009, com a construção do Fórum Social no Pará, a militante se aproximou do PT e se filiou após a criação do núcleo nacional de jovens negros e negras da agremiação.
Sua colega de grupo temático, a deputada federal e ex-ministra de Direitos Humanos Maria do Rosário disse apreciar atuar com Janaína.
“É maravilhoso trabalhar ao lado dela.”
Momento depois de ser anunciada na equipe, Janaina fez postagem com elogio à colega.
"Começamos o processo de transição do governo do presidente eleito Lula e é um prazer imenso estar fazendo parte deste trabalho junto da deputada federal e ex-ministra Maria do Rosário. Seguimos na luta!"