"A conjunção carnal contra a ordem da natureza" é passível de prisão perpétua em Uganda. A penetração em homem e atividade sexual entre mulheres são punidos com 100 chicotadas ou até oito anos de prisão na província de Aceh, na Indonésia.
Curta o Guia Gay BH no Facebook
Esse horror fica ainda mais forte ao saber que esses tipos de determinações legais são realidade em 72 países pelo mundo, o que perfaz mais de um terço das nações existentes. Em 12 do total, a punição pode ser a pena de morte.
E há diferença entre gêneros! Enquanto em todos eles o sexo entre homens é crime, a vedação de sexo sentre mulheres existe em 44 deles. Não há lugar em que apenas lésbicas e mulheres bissexuais são punidas pela lei.
Esses números, os trechos das legislações que punem a homo e a bissexualidade e relatórios a respeito de avanços e retrocessos sobre o tema são atualizados constantemente pela entidade Human Dignity Trust.
A ONG tem como foco atuar internacionalmente para mudar a realidade de tantas nações e dar liberdade para LGBT. Em seu site há mapa interativo a respeito da criminalização de LGBT. As informações estão escritas em inglês.
Um dos países que podem logo sair dessa lista é o Gabão. O parlamento acaba de aprovar e está sob a mesa do presidente dessa nação africana projeto de lei que legaliza o sexo homossexual.
E há casos recentes de mudanças drásticas e positivas. Belize, na América Central, descriminalizou a homossexualidade em 2016. E não parou nessa conquista. Ano passado, a discriminação contra LGBT passou a ser punida pela lei.
Hoje é possível ver letreiros aí em que cada letra do nome do país é escrita com uma das seis cores da bandeira arco-íris.
Abaixo, veja como estava no sábado 4 de julho de 2020 o mapa das nações (em roxo) que criminalizam apenas o sexo entre homens ou também o sexo entre mulheres.