Para dar mais oportunidades às pessoas transexuais, o projeto Transteatro ganha uma segunda edição a partir deste sábado 24, às 14h, em BH e pede a sua ajuda.
Curta o Guia Gay BH no Facebook
A ideia surgiu em uma conversa entre amigos no começo de 2017. O jornalista e fotógrafo Lucas Ávila contatou o ator Odilon Esteves que se prontificou a ministrar aulas para homens e mulheres trans e travestis de forma voluntária.
Cerca de 30 alunos participaram das aulas realizadas em espaço cedido pelo BDMG. O próprio Lucas arcava com custos de transporte para quem não tinha condições e o projeto Transvest fornecia lanches.
Ao final, foi montado um espetáculo com os alunos que o apresentaram no Museu da Moda e no Cine Horto em meados do ano passado. Yasmim Melo foi uma dessas alunas e, agora, é uma das coordenadoras da segunda edição do Transteatro.
"Além de me trazer uma autoestima que eu não tinha, me ajudou muito com a minha timidez, com a fala e também consegui trabalhos por conta das aulas. Fiz duas participações especiais em uma série, participei de um curta e do Outubro Rosa, com fotos que foram divulgadas no metrô, em folhetos. Todos esses trabalhos foram remunerados", contou Yasmim ao Guia Gay BH.
Neste ano, o projeto fez uma parceria com o Transenem - curso preparatório para trans e travestis - e as aulas serão realizadas na Escola Estadual Pedro II, no Centro, mesmo espaço utilizado pelo Transenem.
"Nós estamos precisando de voluntários para poder dar aula, ajuda de passagens para meninos e meninas que não podem pagar passagem e para o lanche também", explica Yasmim, que disse que a ideia é transformar o projeto em um coletivo, que possa profissionalizar os alunos posteriormente.
Não há faixa etária específica e não é necessária experiência. A intenção é que as aulas sigam até novembro. O colégio fica à Av. Prof. Alfredo Balena, 523. Interessados em participar ou contribuir para o projeto podem contatar a Yasmin pelo telefone/Whats 31 97364-3374.