Primeira atriz transexual da novela Malhação, da TV Globo, Gabriela Loran, contou estar feliz pela sua repercussão na televisão.
Curta o Guia Gay BH no Facebook
"Estou tendo um feedback maravilhoso. Muitas meninas trans me escrevem, comemorando", disse à coluna de Patrícia Kogut de O Globo.
"Isso, para mim, como Gabriela e militante, não tem preço. Servir de referência para alguém como você é incrível", disse.
Na novela teen, a atriz vive a professora de dança Priscila que incentiva o personagem Leandro (Dhonata Augusto) a enfrentar os preconceitos para seguir nessa arte.
Na semana passada, a trama mostrou que Leandro, que é hétero, estava fazendo shows como drag queen para ajudar nas despesas em casa.
"Acho muito interessante que seja no horário em que os adolescentes estão assistindo", continuou Gabriela. "Eu, quando jovem, não tive essa referência. Quando a pessoa vê uma mulher trans e empoderada, ocupando um espaço de respeito, ela acredita que existe, sim, uma oportunidade."
"Hoje, há diversas mulheres trans buscando espaço, mas a gente precisa de mais e mais. Porque eu posso ter sido a primeira a ocupar esse espaço de 'Malhação', mas não quero ser a única."
A atriz adianta que o final da trama em que está inserida no folhetim é 'incrível', mas que não pode revelar. "Vai acontecer uma desconstrução muito bonita da questão do gênero no que diz respeito à dança."