Entre 9 e 14 de maio, Belo Horizonte recebe a 11ª Mostra de Direitos Humanos. O Sesc Palladium apresentará, gratuitamente, 35 filmes nacionais, um norte-americano e um francês.
Curta o Guia Gay BH no Facebook
Dentre curtas, médias e longas-metragens, as produções estarão divididas em quatro temas: Mostra Panorama, Mostrinha, Temática-Gênero e Homenagem, que neste ano sublinha a obra da diretora Laís Bodanzky.
A temática LGBT poderá ser conferida em seis filmes. No primeiro dia do evento, às 19h, será apresentado o curta De que Lado Me Olhas, de Ana Carolina de Azevedo e Helena Sassi, que trata de sete pessoas em Porto Alegre que oferecem suas perspectivas sobre uma importante realidade desconversada.
No dia 11 é a vez de As Melhores Coisas do Mundo, premiado filme da diretora homenageada do ano, e que fala de bullying e das descobertas na vida de um adolescente de 15 anos, como a primeira transa, e que precisa lidar com o pai homossexual e seu novo marido.
Para o dia 12, ficaram reservados as outras quatro produções. Na sessão de 16h serão mostrados dois curtas arco-íris. Carol, de Mirela Kruel, trata de uma mulher que se redescobriu depois de ter passado por uma situação de violência. Já o documentário Pobre Preto Puto, de Diego Tafarel, fala de Nei D'Ogum, descrito como "um guerreiro das causas negras, gays e transexuais".
Às 17h, será apresentado o longa Intolerância.doc, de Susanna Lira, que mergulha nos crimes de homofobia, torcidas organizadas e brigas de gangues em São Paulo. A programação LGBT encerra-se com Meu Nome É Jacque, às 19h, documentário de Angela Zoé, apresentado em 2016 na Globo News. O filme aborda a história da ativista trans Jaqueline Côrtes, que sobreviveu ao vírus da aids antes dos coquetéis, representou o Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU) e hoje leva uma vida voltada à maternidade e à família.
A mostra é realizada pela Secretaria de Direitos Humanos e tem produção nacional do Instituto Cultura em Movimento e local da Pimenta Filmes. O Sesc Palladium fica na Rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro, tel.: 3270-8100.