Blocos LGBT de carnaval de BH criticam Belotur e Alexandre Kalil

Motivo foi exclusão do segmento arco-íris de decreto que regulamenta a folia belo horizontina

Publicado em 23/12/2017

Alexandre Kalil é alvo de críticas de blocos LGBT por decreto de carnaval

Movimento que reúne blocos identificados com a causa LGBT no carnaval de Belo Horizonte, o Fecha a Santa divulgou nota de repúdio contra decreto que regulamenta a folia na cidade. E tudo por exclusão da temática arco-íris.

Curta o Guia Gay BH no Facebook

Segundo o manifesto, no último dia 20, os coordenadores dos blocos se reuniram para apreciar a minuta do documento governamental, uma demanda antiga dos cordões para ajudar a fortalecer as manifestações culturais de rua e torná-las mais inclusivas.

"Foi apresentada a minuta em telão e questionamos a não menção do respeito à diversidade sexual em um dos artigos, que previa: 'Art. 2º – São princípios do carnaval de rua de Belo Horizonte: VII – o respeito à diversidade cultural, religiosa, de gênero e de etnias, prezando pela liberdade de expressão e demais garantias constitucionais'. Foi, portanto, solicitada a alteração do texto, ao que Belotur [empresa de turismo da cidade] se comprometeu em atender", diz a nota.

No entanto, a versão final do decreto não só omite a menção à diversidade sexual como também excluiu o respeito às diferenças de gênero. Para o Fecha a Santa, a versão final assinada pelo prefeito Alexandre Kalil (PHS) "vai contra uma agenda nacional de promoção de igualdade de gênero e de sexualidade, representando um atraso no progresso do debate e ferindo simultaneamente a Constituição, o atual contexto das pautas da sociedade belo-horizontina e brasileira e as mulheres e os cidadãos LGBTs" .

Quase 50 blocos já assinaram a nota de repúdio, dentre eles, Alô Abacaxi, Garotas Solteiras, Então Brilha!, Corte Devassa, Haja Amor, Bruta Flor, Lavô, tá Novo e Chama o Síndico.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.