Curso de drag queen em BH terá aula de maquiagem, salto e história

Um dos objetivos do responsável, Xisto Lopes, é que arte drag seja mais valorizada na cidade

Publicado em 02/02/2017
Xisto Lopes ministra oficina de drag queens em BH
Personagem de Xisto Lopes, Mistake foi bastante conhecida na noite nos anos 1990 e 2000

Por Raphael Rocha

Suba no salto, abuse da maquiagem e das roupas extravagantes. BH terá a primeira edição do College Queens, um workshop para drag queens e drag kings que promete profissionalizar todos os artistas que passarem pelo Guaja Casa neste fim de semana.

Curta o Guia Gay BH no Facebook 

Idealizado por Xisto Lopes, cabeleireiro, maquiador, educador físico e ex-drag queen, o curso acontecerá durante os dias 4 e 5 no Centro da capital mineira e já tem todas as vagas preenchidas. "Coloquei o limite de 10 pessoas para o primeiro evento para eu poder conhecer todo mundo e o curso ter um melhor rendimento", explica Xisto ao Guia Gay BH.

Com o intuito de lapidar as personagens e dar um olhar empreendedor para os artistas, o workshop reúne matérias sobre salto, palco, passarela, os tipos de drag, maquiagem, improviso e, claro, a história das drag queens no Brasil para aqueles desavisados que só conhecem as rainhas do Rupaul’s Drag Race. "As pessoas precisam reconhecer e entender que algo muito significativo já rolou por aqui antes de RuPaul. É necessário valorizar o trabalho local e ver o que já foi feito antes", destaca.

De fato, RuPaul’s Drag Race tem contribuído de forma muito positiva para a arte drag mundial. Exibido pela Logo TV, nos Estados Unidos, o reality show é o preferido da nova geração de artistas que se montam e agitam a cena LGBT.

O professor ressalta que diante dessa massificação da arte drag, a categoria tem sido muito desvalorizada pela alta oferta de artistas que querem se apresentar, seja em boates, cerimoniais ou eventos fechados, aceitando qualquer oferta feita pelos produtores. "Observei meus amigos que ainda trabalham com isso e notei que eles precisam profissionalizar, porque a média de cachê atualmente pago pelas casas deveria ser maior, até pela valorização desses artistas."

Para garantir a profissionalização e a valorização do trabalho, Xisto frisa que o artista deve estar disposto a sair de sua zona de conforto, pensar fora do que é visto em sua timeline e construir algo que possa vender a personagem. "Não basta você se montar e ir lá gritar no palco. É pensar como sua personagem vai reagir em diferentes situações e lugares. Criar algo novo, um logotipo para as mídias sociais, um jargão, uma personalidade. Algo que as pessoas consigam te identificar."

Apesar dos ingressos já terem se esgotado, o profissional revela que há possibilidade de novas turmas, mas ainda sem previsão do período em que pode acontecer. Acesse nossa agenda e fique por dentro das novas datas e outros eventos.

College Queens - BH Drag Workshop  - 4 e 5/02, de 9 às 18h. Guaja Casa (Av. Afonso Pena, 2881 - Centro, Belo Horizonte. Investimento: R$ 380 por meio do Sympla.

Xisto Lopes ministra curso de drag queens em BH
Xisto é maquiador e cabeleireiro do espetáculo 'Madame Satã', do Grupo dos Dez, em BH

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.