Una Mujer Fantástica, de Sebastián Lelio, recebeu dois troféus no 67º Festival de Cinema de Berlim. A cerimônia de premiação foi realizada no domingo 19.
Curta o Guia Gay BH no Facebook
O longa-metragem chileno foi agraciado com o Urso de Prata de melhor roteiro (escrito por Lelio e Gonzalo Maza) e o Teddy Award - prêmio para melhor filme LGBT. O Teddy é o mesmo prêmio recebido pelo brasileiro Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro, em 2014. No ano passado, o vencedor foi o austríaco Tomcat, um suspense irregular ainda inédito no circuito comercial brasileiro.
Coproduzido por Pablo Larraín (de Jackie), o filme trata de uma mulher transexual (Daniela Vega) que precisa lidar com a morte do namorado. Ao tentar manter uma relação com os parentes do amado, ela é confrontada com as normas sociais restrititvas que colocam seu emprego de garçonete em perigo.
O filme ainda não tem data de estreia para o Brasil. Entretanto, Lelio já está envolvido em seu próximo longa, Disobedience, que também trata do universo LGBT. A história mostra uma mulher (Rachel Weisz) que retorna à cidade natal após a morte do pai, um rabino, e se interessa por uma antiga colega de escola (Rachel McAdams), despertando a fúria da comunidade judia ortodoxa.