O carnaval chegou e Belo Horizonte tem se rendido cada vez com mais intensidade a esta que é uma folia tão brasileira. Pela cidade, cordões animam durante todo o dia os moradores e turistas unindo-se em um único propósito: se jogar!
Curta o Guia Gay BH no Facebook
Entretanto, dentre centenas de opções de blocos durante os dias de folia, não é fácil escolher algum - ou alguns. Por isso, pedimos a nove personalidades LGBT da cidade para responderem quais cordões elas irão e o que as atrai em cada um. Confira:
Jeffer Stigert, empresário
"Passarei metade aqui, metade no Rio. Aqui em BH, não perco o Então, Brilha! e as Baianas Ozadas. São bloquinhos super animados, democráticos, pessoal super legal, cabeça aberta."
Leona Souki, drag queen
"No sábado, quero ir no Então, Brilha!, no Praia da Estação e no Bloco da Calixto. No domingo, o Beiço do Wando, no Batiza e Alcova Libertina. Na segunda, no Havayanas Usadas, Baianas Ozadas, Corte Devassa e Garotas Solteiras. Na terça, Juventude Bronzeada."
Matheus Felipe, produtor e publicitário
"No sábado, vou ao Então, Brilha! por ser um bloco que acho muito alegre, além de purpurinado. No domingo, o Puf Tictá, bloco que sai há três anos, por um amiga, Tita, e é voltado para o público gay. Na segunda não poderia deixar de ir no Baianas Ozadas, por ser o maior bloco e o agito é certo, e também dar um pulo no Corte Devassa, bloco lindo formado por foliões vestidos de trajes dos reis. Coisa mais fofa!"
Nayla Brizard, drag queen
"Vou sair no Então, Brilha! e no Corte Devassa. Saio pela diversão mesmo. O mais impressionante é que no carnaval as pessoas se despem do preconceito e tudo fica numa boa. Agora, passou essa data, se eu sair de mãos dadas com meu namorado, as pessoas já acham um absurdo. Só digo uma coisa: meu sentimento não é fantasia, nós existimos e vivemos o ano todo."
Penélope Fontana, drag queen
"Sou apaixonado pelos blocos Corte Devassa e Então, Brilha! São blocos com presença intensa da comunidade LGBT. Me divirto muito nesses blocos porque são super animados e cheios de pessoas vestidas no tema. Acho legal essa 'uniformização' do bloco porque se caracteriza mais e acredito que tudo feito com organização gera qualidade."
Rafa Fantini, DJ
"Eu vou na sexta em um bloco que se chama Se Flopar Nunca Existiu. Gostei da proposta deles especialmente por focar no público LGBT e ser aberto a todas as pessoas deboístas que não incitam a violência. No domingo, irei no Bloco da Catuaba Selvagem. O line-up está muito bom, com certeza será um evento de sucesso e bem organizado."
Vitor Zucarelli, DJ
"Devo apostar na tradição de alguns blocos, como o Então, Brilha!, que é sempre irreverente, e também o Baianas Ozadas, que já tive o prazer de dividir o palco. Particularmente, a surpresa do ano pode ser o bloco Se Flopar Nunca Existiu, que promete celebrar a diversidade e garantir boas lembranças para o resto do ano."
Wagner Geniplo, produtor
"Pretendo ir nos blocos Baianas Ozadas, Mama Navaca e Chama o Síndico. Gosto pelo público que atrai, pela animação da bateria e pela diversão."
Walkiria La Roche, artista
"Quero ir no Baianas Ozadas. Na verdade, o carnaval de BH renasce com o jeitinho mineiro... Isso encanta a mim e, com certeza, até quem não nasceu aqui!"
Agenda dos blocos citados:
Sexta, 24/02
Se Flopar Nunca Existiu - 17h na Rua Pouso Alegre, 2.952, Santa Tereza.
Sábado, 25/02
Então, Brilha! - 9h na Rua Guaicurus, 660, Centro.
Praia da Estação - 12h na Avenida dos Andradas, 201, Centro.
Bloco do Calixto - 14h Rua Bernardo Monteiro, Funcionários.
Domingo, 26/02
Beiço do Wando - 10h na Rua dos Aimorés, 6, Funcionários.
Bloco da Catuaba Selvagem - 14h na Avenida dos Andradas, 1.145, Centro.
Bloco do Batiza - 14h na Avenida Francisco Sales com Rua Sapucaí, Floresta.
Puf Tictá - 14h na Rua Sergipe, 1.423, Funcionários.
Alcova Libertina - 17h, não divulgado.
Segunda, 27/02
Havayanas Usadas - 9h na Avenida Petrolina, 173, Sagrada Família.
Baianas Ozadas - 9h na Praça da Liberdade, s/nº, Funcionários.
Corte Devassa - 14h na Rua Sapucaí, Floresta.
Garotas Solteiras - 16h na Rua Rio de Janeiro, Centro.
Terça, 28/02
Juventude Bronzeada - 11h no Bairro Floresta.