A Rússia investiga um dos principais prêmios de música do país por, supostamente, disseminar "propaganda gay'.
Chamou atenção da Roskomnadzor, agência federal que regula (e censura) as telecomunicações e mídia russas, a entrega do Muz-TV, no último dia 4.
Como em vários prêmios do tipo pelo mundo, teve "pinta", "fechação", "lacre" - chame como quiser.
O rapper Dava e o cantor Filipp Kirkorov chegaram em conversível branco com smokings que combinavam, o que os telespectadores compararam a uma cerimônia de casamento.
Os dois artistas ainda estavam rodeados de homens musculosos e besuntados em óleo.
Mais: o tiktoker Danya Milokhin usava roupa metade terno metade vestido e o blogueiro Igor Sinyak ostentou um vestido preto cheio de babados com direito a brincos e bolsa.
Todos são bem famosos junto aos jovens no país.
"Roskomnadzor analisará a transmissão dos prêmios Muz-TV por violações da legislação atual da Rússia, incluindo no domínio da proteção de crianças de informações que prejudicam sua saúde e desenvolvimento”, afirmou o órgão à agência de notícias estatal RIA Novosti, no dia 8.
Desde 2013, vigora a chamada "lei da propaganda gay" na Rússia, aprovada no terceiro mandado do presidente Vladimir Putin.
A legislação proíbe difusão de qualquer orientação sexual que não seja a heterossexualidade em ambientes que menores de idade tenham acesso.
Na prática, existe censura desde a televisão, internet, revistas e jornais até a eventos, como shows e debates, e comportamentos em público, como trocar beijos, andar de mãos dadas, segurar uma bandeira arco-íris ou usar uma camiseta com mensagem que pode ser entendida como pró-LGBT.
Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits - 2021 no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do pop, eletrônico e MPB do ano.