O candidato do PSDB à prefeitura de BH, João Leite preferiu se silenciar frente ao pedido de explicação de postura homofóbica expressa em 2011.
Curta o Guia Gay BH no Facebook
Na época, como deputado estadual, Leite disse, em sessão da Assembleia de Minas: "Quero criar meu filho para se casar com uma mulher. Quero criar minhas filhas para se casarem com um homem. É meu direito fundamental. Está na Constituição." O ponto em debate era o kit contra homofobia.
Por outro lado, em debate na TV Globo, ainda no primeiro turno das eleições 2016, o integrante do PSDB afirmou separar posições próprias e postura como gestor. "Tenho minhas convicções pessoais e não abro mão delas. Eu, como o papa, penso que todas as pessoas têm o direito de ser o que quiserem." O jornal Folha de S. Paulo quis esclarecer a contradição, entretanto a campanha não respondeu.
O discurso respeitoso feito há algumas semanas entretanto também contradiz entrevista dada em agosto à Rádio CBN, quando Leite afirmou que era contra a criminalização da homofobia.