O segredo para abdome definido pode não estar no que você pensa

Publicado em 09/12/2015
exercício abdominal
É mito esperar que apenas fazer exercícios abdominais elimine gordura na região

Com o objetivo de enrijecer e "gomar'' a barriga, muitas pessoas fazem abdominais em grande quantidade de repetições e variedade de exercícios. Está aí um erro potencial. A razão é simples: apesar da diversidade de movimentos, os músculos trabalhados são os mesmos. E não é apenas em volume e intensidade que estão os segredos para o alcance daquela meta. Falemos hoje de algo fundamental, que é o tempo de descanso. 

Curta o Guia Gay BH no Facebook

Frise o seguinte: quanto menor o intervalo de descanso, menos haverá energia disponível para realizar a próxima série. Se o intervalo é muito curto, a energia necessária para realizar a próxima série será suprida pelo sistema do ácido lático. O problema desse sistema de energia é o acúmulo de ácido lático no músculo exercitado, o que leva à dor e à fadiga, e prejudica o treinamento.

É nos intervalos, não durante o trabalho, que o coração bombeia o maior volume de sangue para o músculo exercitado. Um intervalo muito curto de descanso diminui a quantidade de sangue que chega ao músculo treinado e, sem esse suporte de combustível - que é o oxigênio -, você não terá energia para completar a sessão de treinamento. Portanto, o caminho para o abdome como você tanto deseja passa necessariamente por um intervalo mais longo como forma de evitar o nada bem-vindo ácido lático.

E para achar esse tempo ideal, preste atenção a uma série de fatores que influenciam a duração apropriada do intervalo entre séries:
- Tipo de força trabalhada.
- Magnitude da carga.
- Velocidade de contração.
- Número de grupos musculares treinados na sessão.
- Nível de condicionamento.
- Tempo de recuperação entre as sessões.
- Peso do praticante (pessoas mais pesadas, com músculos maiores, geralmente se recuperam mais lentamente do que as mais leves).

De forma geral, o que se tem é o fato de intervalo com duração de 30 segundos restaurar aproximadamente 50% da energia gasta no exercício. Já intervalo de 3 a 5 minutos ou mais proporciona a restauração de todo o estoque gasto na prática. E após treinar até a exaustão, um intervalo de 4 minutos não é suficiente para eliminar o ácido lático do músculo exercitado ou para restabelecer as reservas de glicogênio.

E para você chegar ainda mais perto de ter sua barriga com boa rigidez, fuja dos mitos. Não, apenas exercícios abdominais não eliminam gordura abdominal. Dieta é fundamental para isso. Afaste a idéia de que fazer centenas de repetições de exercícios abdominais garantem resultado. Pode ser o contrário, com falamos acima.

Por fim, sem essa de trabalhar exercícios abdominais todos os dias. Isso não lhe dará efeitos positivos mais rápidos. Os músculos dessa região é como qualquer outro, portanto, precisa de descanso justamente para haver hipertrofia. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.