Bissexuais sentem mais ciúme de rivais do mesmo sexo quando se relacionam com o sexo oposto, diz estudo. A explicação estaria na biologia e no processo evolutivo de ser humano.
A publicação aponta em casais de sexo distintos, as mulheres bi temem que o parceiro tenha outra família e abandone a sua, enquanto homens se importam mais com o risco de a companheira engravidar de outro.
Tal padrão de ciúmes, como também encontrou a análise de 1.744 pessoas (1.328 mulheres e 416 homens), é igual ao que ocorre em casais heterossexuais.
A conclusão é de que o ciúme maior ocorre quando há chance de perda de oportunidade reprodutiva independentemente da orientação sexual da pessoa que vê seu par em outro relacionamento.
Houve questionário on-line em que os respondentes preencheram escala numérica para quantificar o grau de ciúme em diferentes situações.
A pesquisa publicada na revista científica Archives of Sexual Behavior foi coordenada pela psicóloga Jaroslava Varella Valentova, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP) em parceria com pesquisadores da Universidade de Coimbra, em Portugal, e da Universidade de Santiago, no Chile.
Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits 2022 no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.