No natal vemos encher de crianças, idosos e casais héteros a publicidade. Mas e onde estão as pessoas LGBT?
Curta o Guia Gay BH no Facebook
Foi pensando nisso que o projeto Tem que Ter lançou a coleção temática de imagens "Presente de Verdade", por mais representação e visibilidade de LGBT nas propagandas desta época do ano.
A coleção, criada em parceria com alunos da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) de Porto Alegre, conta com 60 fotos autorais e exclusivas, que retratam pessoas da comunidade LGBT reais em festas de final de ano, propondo assim, um novo olhar sobre os conceitos de família, comemoração e felicidade.
"A família é o centro das festas de final de ano, e também uma questão muito delicada para a comunidade LGBTQIA+. Muitas famílias não reconhecem as relações afetivas como legítimas e por isso a importância de abordar esse tema de forma sensível, mostrando como nós LGBTQIA+ estamos presentes, e nunca deixamos de ser irmãos, filhos, pais, amigos ou família", afirma a fotógrafa Luísa Reverey.
Para Fernanda Sanchis, aluna da ESPM e uma das criadoras do projeto, "as mensagens criadas por marcas, negócios e agências de publicidade possuem impacto social, e podem ser utilizadas como ferramentas de promoção da diversidade".
As fotografias estão disponíveis para download gratuito no site do projeto.
O Tem que Ter nasceu há três meses na capital gaúcha com intuito de criar um banco de imagens de pessoas da comunidade para serem usadas pela publicidade.
Mesmo com a boa intenção, em relação às fotos para o natal, ainda assim faltou representatividade: não há casais gays ou pessoas trans na campanha.