Antes do ano terminar, nada mais justo do que aplaudir os destaques da cena LGBT de BH que fizeram 2016 ser mais um período cheio de agitação. Pelo terceiro ano consecutivo, vocês leitores do Guia Gay BH escolheram os lugares, eventos, peças de teatro e filmes que deixaram sua marca.
Curta o Guia Gay BH no Facebook
Em algumas categorias, a disputa foi muito acirrada. Na de melhor festa, por exemplo, apenas três votos separaram a segunda da terceira colocada. Em melhor clube, um voto separou estas duas posições.
Alguns foram campeões pelo segundo ou até terceiro ano consecutivo! Em todos os casos, foram quem mora e quem visita BH que ganharam no quesito diversão!
Melhor festa - Absurda
Fica a dica: não ter frescura, além de proporcionar mais diversão, faz você ser bicampeã! Pelo menos no caso dessa label, da produtora de mesmo nome e que manteve o topo do pódio neste ano, quando ela celebrou sete anos, 150 edições e até saiu de BH para destruir carões Minas afora. Destaque as edições de aniversário, a com Bonde do Rolê e MC Coral e a festa que juntou Jaloo e Rico Dalasam.
2º lugar: Bear Boom
Venceu em 2015:Absurda
Melhor clube - Josefine Club
Mais uma bicampeã! Foi um ano de grandes desafios para a casa da Savassi, envolta em algumas polêmicas administrativas. Os agitos na pista - no final das contas o que mais importa como fruto do trabalho - ficaram com nomes nacionais e internacionais na primeira metade do ano. Na segunda, foram DJs locais. Na prova dos nove, se manteve como a casa de destaque de BH!
2º lugar: Fifty Lourdes
Venceu em 2015: Josefine Club
Venceu em 2014: Anda
Melhor espetáculo - As Barbeiras
Pela primeira vez em nossa eleição, a categoria de melhor espetáculo premiou uma comédia debochada sobre a sociedade de três amigas que levam um salão de beleza chique à falência e precisam abrir uma barbearia na periferia. No palco, Kayete, Rafael Neves e Will Soares divertiram e muito o público.
2º lugar: BR-Trans
Melhor filme - A Garota Dinamarquesa
Oscar de melhor atriz coadjuvante (Alicia Vikander), o longa de Tom Hooper contou a história de Lili Elbe (Eddie Redmayne), uma das primeiras transexuais a se submeter a uma cirurgia de redesignação sexual.
2º lugar: São Paulo em Hi-Fi
Venceram em 2015: Cássia Eller (nacional) / O Jogo da Imitação (estrangeiro)
Venceram em 2014: Hoje Eu Queroo Voltar Sozinho (nacional) / Saint Laurent (estrangeiro)
Melhor evento - 19ª Parada do Orgulho LGBT de BH
Com a defesa da cidadania de travestis e transexuais, a maior parada de Minas, realizada em 17 de julho, esteve repleta de cartazes, cores e muita alegria. Pela primeira vez, um gigantesca bandeira nas cores azul, rosa e branca, símbolo do movimento trans.
2º lugar: I Mostra Internacional de Cinema em Cores
Venceu em 2015: Campeonato Interdrag de Gaymada
Venceu em 2014: I Congresso de Diversidade Sexual e de Gênero da UFMG
Melhor bar, café ou restaurante - Bar da Cácia
Acostumados a ter voz (no karaokê do bar), o público também se manifestou na votação e deu o inédito título ao lugar, uma casa - de dois pisos e área externa -adaptada para ser um bar cuja atração principal é a cantoria da clientela.
2º lugar: Café com Letras
Venceu em 2015: Fifty Savassi
Venceu em 2014: Anexo do Mercado
Melhor point - Praça Diogo de Vasconcelos (Praça da Savassi)
BH é uma das poucas cidades do Brasil com duas grandes áreas de locais LGBT. E aqui é coroada uma delas: o epicentro da Savassi. O agito na Baiana do Acarajé, da Rua Sergipe e da Antônio de Albuquerque rodeiam a praça e faz dela um lugar para conversa solta, encontros, ver e ser visto.
2º lugar: Lagoa da Pampulha
Venceu em 2015: Praça Diogo de Vasconcelos
Melhor sauna ou sex club - 269 Chilli Pepper Single Hotel
Maior sauna gay da cidade - e também hotel - reafirmou o título de preferida dos nossos leitores, com o bicampeonato. O gigantismo poderia fazer o lugar ficar acomodado na relação com a clientela, mas não foi o que aconteceu. Promoções, como uma dedicada a estudantes, concurso de melhor bunda e até festas completaram o prazer de ir à 269.
2º lugar: Olimpo Thermas
Venceu em 2015:269 Chilli Pepper Single Hotel
Venceu em 2014: Club Odeon
Melhor cinema/vídeo - G World Video
Mais um lugar do Centro e, bem típico dessa área, dominada por bares populares e lugares de sexo nos quais a atração maior é o que se pode fazer. Luxos para quê? Com salas de projeção de filmes hétero e homo, a entrada, no primeiro piso, é espaço para uma cerveja e conversa.
2º lugar (empate): Cabine da Tupis/Video Boy Club Locadora
Venceu em 2015: Espaço After