O ano de 2023 entra para a história do movimento LGBT brasileiro: o país bateu recorde do número de paradas do orgulho. Foram ao menos 328 marchas realizadas de janeiro a dezembro.
Não perca as notícias mais quentes e exclusivas! Curta o Guia Gay no Instagram
Em 2019, foram mapeadas 297 marchas. Não houve estudos em 2020 e 2021 porque a pandemia de covid-19 impediu as paradas de ir às ruas. Em 2022, a quantidade caiu em comparação com o número de três anos antes: foi para 275.
Veja aqui a listagem das paradas do orgulho LGBT ocorridas no Brasil em 2023.
O levantamento é feito pelo ativista, jornalista e sócio-proprietário dos Guias Gays Welton Trindade. Há colaboração do presidente da Associação das Paradas do Orgulho LGBT de Salvador, Yorran Neri.
Apesar de não ter havido contagem antes de 2019, é tido no ativismo que dificilmente tenha havido mais de 328 marchas em um ano como ocorreu em 2023.
A primeira parada do orgulho LGBT no Brasil foi realizada em 1995, no Rio de Janeiro. As marchas arco-íris são realizadas em todos os continentes para lembrar o 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBT.
A manifestação nasceu em 1970 nos EUA, ano posterior à Revolta de Stonewall, episódio ocorrido em Nova York que deu origem àquela efeméride.
Welton fala do que o número de 2023 representa.
"As paradas do orgulho são as maiores e mais amplas manifestações identitárias e em direitos humanos da história do Brasil! Nenhum outro segmento identitário conseguiu ou consegue reunir tantas pessoas, estamos falando de mais de 10 milhões, a cada ano e de forma tão presente em todo o território nacional."
O ativista é diretor regional da Interpride, rede mundial de marchas arco-íris, da América do Sul e integra a diretoria global da entidade. Além disso, é coordenador do festival Brasília Orgulho, o maior do País no gênero.
O estudo não procurou saber a razão do recorde, feito com 53 atos a mais que no ano passado. A queda detectada em 2022 foi causada principalmente pela falta de financiamento vivida por algumas organizações ativistas.
Veja alguns destaques do levantamento:
- Houve paradas em todas as unidades da Federação.
- Pelo terceiro ano consecutivo do levantamento, a Bahia é a unidade da Federação com mais paradas: 82. A segunda é São Paulo, com 69.
- Foram realizados eventos de janeiro a dezembro, algo raro no mundo quando se fala de paradas, no geral, mais concentradas em junho e no verão.
- Com 48 paradas, Salvador foi cidade do Brasil com mais paradas. Esse título também é mundial: nenhuma cidade no globo faz tantas marchas arco-íris.
Veja a lista das 328 paradas do orgulho LGBT realizadas no Brasil em 2023 aqui.