Algo inédito pode ocorrer nas próximas eleições municipais de BH: uma candidata lésbica assumida e outra trans disputarem o cargo de prefeita.
Dentre os nomes cogitados para estar nas urnas para esse cargo em outubro de 2024 estão o da deputada estadual Bella Gonçalves (Psol), que é homossexual, e da parlamentar federal Duda Salabert (PDT), que é trans e também lésbica.
Ambas já figuram em pesquisas eleitorais. No domingo 31 de dezembro foi divulgado levantamento pela Atlasintel.
Aí, lidera o conservador Bruno Engler (PL), com 31,4%. Na sequência, vem o deputado federal Rogério Correia (PT), com 21%
Duda está em quarto lugar, com 2,9%. Bella vem em seguida com 2,5%.
Bella foi vereadora em BH de 2018 a 2022. Há dois anos, conquistou cadeira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Ela fez história por ter sido a primeira parlamentar municipal da capital assumidamente lésbica.
Ela já trabalha na sua pré-candidatura, cujo slogan é Brilha + BH.
De 2020 a 2022, a psolista teve como colega Duda Salabert, que tinha sido a primeira pessoa trans candidata ao Senado Federal na América Latina. Ano passado, ela e Erika Hilton (Psol-SP) se tornaram as primeiras parlamentares federais não-cisgêneros do País.
Em pesquisa Futura Inteligência/Apex Partners, divulgada semana passada, Duda está com 12,3% de intenções de voto e fica atrás apenas do deputado federal Nikolas Ferreira (28,3%). O político tem condenação na Justiça por transfobia contra a parlamentar.