Após conquistar a expressiva quantidade de 351.874 votos para o Senado por Minas Gerais (que infelizmente não foi suficiente para ser eleita), Duda Salabert quer mirar no Executivo nas próximas eleições.
Curta o Guia Gay BH no Facebook
Aos 37 anos, Duda é professora há 18 anos e atua na rede privada de ensino ministrando aulas de literatura. Ela foi cocriadora da ONG Transvest, que atua no combate à transfobia na educação.
"Nesse cenário de avanço do conservadorismo, uma travesti conseguir essa votação, que é três vezes mais do que o deputado eleito Aécio Neves (PSDB), é um fenômeno", disse Duda ao jornal O Estado de Minas.
A campanha foi feita com apenas R$ 15 mil e tornou Duda a candidata mais votada do Psol no Estado. A professora quer ser a primeira pessoa trans a disputada a Prefeitura de BH, em 2020.
O Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro Minas) dará a Duda a Comenda Clara Zetkin, dedicada às mulheres que contribuem para dar visibilidade, mobilizar e fortalecer a luta pelos direitos, participação política e emancipação das mulheres e de toda a humanidade, na perspectiva da conquista de uma sociedade justa e igualitária.