Amor e homofobia são temas de 'Aqueles Dois', peça que volta ao palcos de BH

Espetáculo da Cia. Luna Lunera faz temporada até 3/12 no Teatro de Bolso Sesiminas

Publicado em 20/11/2017
Peça Aqueles Dois fala de amor gay e homofobia em BH
Espetáculo comemora 10 anos em cartaz. Foto: Alan Soares

Comemorando uma década, o espetáculo Aqueles Dois, da Cia. Luna Lunera, retorna aos palcos de Belo Horizonte na próxima quinta-feira 23.

Curta o Guia Gay BH no Facebook

Inspirada em conto homônimo do genial Caio Fernando Abreu (1948-1996), a peça trata da história de Raul e Saul, dois funcionários de uma repartição pública que compartilham o ambiente de trabalho burocrático e monótono e ali desenvolvem laços afetivos.

O espaço de trabalho funciona como metáfora para qualquer ambiente inóspito profissional e pano de fundo para o surgimento de laços de cumplicidade entre os dois novos funcionários. No entanto, essa relação acaba gerando incômodo nos demais colegas de profissão.

A peça partiu de improvisações e imersões na obra de Abreu. O coletivo de criadores propôs, sobrepôs e experimentou seus próprios roteiros. E não houve a escolha de um único diretor. O processo transformou-se num exercício de direção e dramaturgia compartilhadas", explica o codiretor Zé Walter Albinati.

Texto e espetáculo possibilitam uma diversidade de leituras e percepções sobre o universo "daqueles dois". São múltiplas as citações ou menções a artistas e obras de áreas diversas, locações urbanas, letras de músicas, filmes, épocas, onde Abreu mistura, despudoradamente, seus mundos biográfico e ficcional. Os criadores, por sua vez, revezam-se nos papéis de Raul e Saul, narram trechos, sugerem os outros personagens da “repartição” e inserem suas próprias referências e leituras para o texto. 

Ao longo de 10 anos, a produção já foi apresentada em 25 capitais e mais de 100 cidades brasileiras, além de participações em festivais internacionais, em países como Argentina, Colômbia, Costa Rica, México, Uruguai e Venezuela. Na temporada comemorativa, a peça completa 400 apresentações.

Aqueles Dois foi premiado como melhor espetáculo e melhor direção no 13º Prêmio Sesc-Sated/MG (2008) e no 5º Prêmio Usiminas-Sinparc (2008). Em 2009, foi indicado ao Prêmio Shell São Paulo nas categorias de melhor direção, cenário e iluminação, vencendo nesta última. Em 2015, recebeu o prêmio de espetáculo revelação no FESTLIP – Festival de Teatro da Língua Portuguesa.

A peça faz temporada no Teatro de Bolso Sesiminas entre quinta e domingo até 3 de dezembro. Mais informações você tem em nossa Agenda clicando aqui.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.