O prefeito de BH, Alexandre Kalil (PSD), sinalizou que a capital mineira está de braços abertos para receber a Bienal do Livro, que está sendo realizada no Rio de Janeiro.
Curta o Guia Gay BH no Facebook
Secretário Municipal de Cultura de BH, Juca Ferreira escreveu em seu perfil no Twitter, no sábado 7: "Acabo de conversar com o prefeito Alexandre Kalil: Belo Horizonte está se oferecendo para sediar a próxima Bienal do Livro. Aqui não se prende livro nem se cultua a ignorância."
Mais
>>> 'A parada gay não incomoda ninguém', diz Alexandre Kalil
Na sequência, em outro post, Ferreira escreveu: "#CensuraNuncaMais".
Acabo de conversar com o Prefeito Alexandre Kalil: Belo Horizonte está se oferecendo para sediar a próxima Bienal do Livro. Aqui não se prende livro nem se cultua a ignorância.
— Juca Ferreira (@jucaferreira) September 8, 2019
As mensagens faziam referência à mobilização do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), que desde a quinta-feira 5 tenta recolher livros que tenham a temática LGBT no evento.
Uma seguidora questionou o secretário sobre o episódio na última Virada Cultural de BH em que uma performance do grupo Academia TransLiterária foi cancelada um dia antes.
Ele respondeu: "Não é verdade [a proibição]. Programamos na virada um cortejo trans, com uma Nossa Senhora Trans, saindo da porta de uma igreja. O bispo se mobilizou com grupos cristãos organizou uma banca de advogados para cancelar toda a virada. Iamos ser massacrados. Não temos força para fazer tudo."
E continuou: "Precisamos encarar com seriedade esse momento que o país vive. Não podemos tudo. O evento estava na nossa programação da Virada, mas o bispo - presidente da CNBB - articulou uma reação pesada. Ação para proibir toda a virada, mobilização dos cristãos, imprensa etc."
Não é verdade. Programamos na virada um cortejo trans, com uma Nossa Senhora Trans, saindo da porta de uma igreja. O bispo se mobilizou com grupos cristãos organizou uma banca de advogados para cancelar toda a virada. Iamos ser massacrados. Não temos força para fazer tudo. https://t.co/732Zp9LHxr
— Juca Ferreira (@jucaferreira) September 8, 2019
Precisamos encarar com seriedade esse momento que o país vive. Não podemos tudo. O evento estava na nossa programação da Virada, mas o bispo- presidente da CNBB- articulou uma reação pesada. Ação para proibir toda a virada, mobilização dos cristãos, imprensa etc. https://t.co/eVwzIYaqZ8
— Juca Ferreira (@jucaferreira) September 8, 2019